10 de dezembro de 2019

Código de Conduta e Ética

1 – Objetivo
Este Código de conduta ética tem como objetivo principal, servir como orientação aos colaboradores, no exercício de suas atribuições, de forma a garantir a lisura e a integridade nos processos da AutoComp e no relacionamento com clientes, fornecedores, comunidade, órgãos governamentais e sócios.

 

2 – Abrangência
A observância e cumprimento das orientações firmadas neste Código de Conduta é aplicável à todos os colaboradores da AutoComp, sendo esperada que a sua conduta\ esteja em conformidade com este Código.

 

3 – Valores

  • Integridade – Honrar compromissos agindo com transparência e honestidade.
  • Ética – Praticar o bem. Respeitar a dignidade das pessoas.
  • Riqueza – Gerar bens e serviços para o bem-estar e a prosperidade dos clientes,
    acionistas, colaboradores, fornecedores e sociedade.
  • Responsabilidade Social – Atuar em consonância com os paradigmas da
    sustentabilidade, considerando as influências e conseqüências sociais, econômicas,
    culturais, tecnológicas e ambientais.

 

4 – Conduta ética da AutoComp com os diversos públicos

4.1 – Cliente: Foco de nossa atuação

  • Buscar a satisfação em relação aos serviços prestados através de um atendimento
    cortês e eficaz.
  • Prestar-lhe informações de forma clara, rápida e precisa, com igualdade de
    tratamento, não oferecendo tratamento preferencial por interesses ou sentimentos pessoais.
  • Atender às suas solicitações, fornecendo-lhe respostas, ainda que negativas, esclarecendo as questões relativas à impossibilidade do atendimento, de maneira adequada e nos prazos esperados.
  • É de sua responsabilidade, ao ser acionado por um cliente, atendê-lo bem, ainda que
    seja no encaminhamento a outro setor.

 

4.2 – Relação e interação com fornecedores e parceiros
A escolha e contratação de fornecedores devem basear-se em critérios técnicos, profissionais e éticos. Contratação esta que deve ser conduzidas por meio de processos já estabelecidos internamente que vedem qualquer possibilidade de decisões de interesses pessoais.

Deve-se buscar, nesses parceiros, identificação com a nossa missão e valores, bem como comprometimento nas relações.

É vedada a relação de negócios com fornecedores de reputação duvidosa, que explorem direta ou indiretamente mão-de-obra infantil ou escrava.

A relação entre a Empresa e seus fornecedores deve ser harmoniosa e transparente, de forma a garantir qualidade e confiabilidade nos serviços/produtos contratados.

 

4.3 – Colaboradores: A fonte do nosso sucesso
Atitudes discriminatórias devem ser combatidas, sejam elas provenientes de diferenças de raça, cor, nacionalidade, religião, sexo, idade, estado civil, orientação sexual, deficiência física ou posição social.

Todos os colaboradores são também clientes e, portanto, merecedores de respeito, independentemente de cargos ocupados ou tempo de atuação na Empresa.

Este princípio é também aplicável àqueles que atuam nas dependências da Empresa como contratados/ terceirizados.

Estamos determinados a promover um ambiente de trabalho sadio e harmonioso, visando a valorização do ser humano e o seu bem-estar pessoal, em que haja confiança, respeito.

Se você é fumante, lembre-se que não é permitido fumar nas instalações da empresa. Trabalhamos com materiais altamente inflamáveis.

Não é permitido a venda de qualquer produto ou serviço. E também promover empréstimo de dinheiro dentro da empresa.

A imagem do funcionário reflete a imagem da empresa e vice-versa. É fundamental que você a preserve, usando roupas limpas e adequadas ao seu ambiente de trabalho, cuidando da sua aparência e higiene pessoal.

O uso indevido e desnecessário de material implica em aumento de custos. Isso não é bom nem pra você nem para a empresa. Portanto procure utilizar adequadamente e racionalmente todos os materiais de consumo, ferramentas, impressos e suprimentos.

Cuide bem do que a empresa lhe confiar, como máquinas, ferramentas e equipamentos. Acione a área responsável sempre que notar algum defeito nos equipamentos, instrumentos ou instalações. Lembre-se que é de sua responsabilidade a guarda e zelo das suas ferramentas e EPI’s.

Os assuntos e informações pertinentes ao seu trabalho e à AutoComp não devem ser divulgados a pessoas ou entidades estranhas.

Cuide para que os papéis e arquivos eletrônicos do seu trabalho fiquem bem guardados e não sejam retirados do local, sem a permissão do seu superior imediato.

Cultivar a consciência de que todas as áreas têm sua importância dentro da organização, interagindo entre si de forma a manter em perfeito funcionamento as atividades da Empresa.

Com base neste princípio, zelar para que as relações hierárquicas sejam as mais saudáveis possíveis, norteadas pelo respeito mútuo entre os colaboradores.

As iniciativas dos colaboradores, sejam em forma de sugestões ou críticas, com vista a produzir melhores resultados à Empresa, devem ser encorajadas, assim como o bom desempenho que resulte em benefícios concretos deve ser recompensado.

Aqueles que ocupam posição de liderança dentro da Organização devem dedicar especial atenção à sua conduta e adotar uma postura ética exemplar que inspire confiança, de forma a ser seguida pelos demais colaboradores.

 

4.4 – Sócios
Investir prudentemente, de forma a atrair o investimento necessário para manter, melhorar e expandir a organização, assegurando-lhes um justo retorno.

Buscar a conservação, proteção e aumento dos ativos da empresa.

Comunicação precisa, transparente e oportuna de informações.

 

4.5 – Meio Ambiente
Promover a conscientização de seus colaboradores, de que o meio ambiente é fonte de suprimento vital e deve contar com o compromisso de todos para a sua conservação, defesa e valorização.

Cumprir as exigências da legislação ambiental.

Utilizar critérios de avaliação de impacto ambiental nas atividades desenvolvidas pela Empresa, bem como promover as devidas compensações originadas por essas atividades.

Otimizar o uso de materiais e equipamentos recicláveis e/ou reutilizáveis.

Promover a utilização racional de recursos naturais entre os seus colaboradores.

 

4.6 – Órgãos Públicos
Atender, sempre que razoáveis e fundamentadas no bem comum, às solicitações do poder público, seus agentes reguladores e fiscalizadores, sindicatos, entidades de classe e organizações não-governamentais, com presteza, rapidez e transparência.

Adotar elevados padrões de honestidade e integridade em todos os contatos com administradores e funcionários do setor público, evitando sempre que nossa conduta possa parecer imprópria.

Não manifestar publicamente opinião sobre atos ou atitudes de funcionários públicos ou fazer comentários de natureza política que possam refletir negativamente na imagem da Empresa.

Ao defender os interesses da Empresa, agir com fundamento nos nossos padrões de atuação, observando sempre os mais elevados princípios éticos e o respeito às leis e normas vigentes.

 

5 – Possíveis situações de conflito
Não fazer uso de cargo, função, posição ou influência com a finalidade de obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.

Não devem ser aceitos ou oferecidos presentes ou gratificações, ainda que sob a forma de tratamento preferencial de ou para clientes, fornecedores ou qualquer outra pessoa ou entidade ligada aos negócios da Empresa, que possam vir a resultar em algum tipo de obtenção de vantagem pessoal ou para terceiros, em detrimento dos interesses da AutoComp (exceto brindes de cunho promocional que tenha logomarcas de empresas, tais como: calendários, chaveiros, agendas, etc…)

Não fazer indicações a clientes, de prestadores de serviços ou fornecedores, ou de empresas que mesmo indiretamente possam estar relacionadas aos negócios da AutoComp, para obter vantagens pessoais, como, por exemplo, atendimento diferenciado, descontos em produtos e serviços ou comissões.

Não é permitida a realização de atividades profissionais particulares durante a jornada de trabalho.

As manifestações e declarações em nome da AutoComp só deverão acontecer quando devidamente autorizadas e por pessoal habilitado para tanto.

É terminantemente proibida a utilização, para fins particulares ou repasse a terceiros, de tecnologias, metodologias, know-how e outras informações de propriedade ou de direito da AutoComp, assim como sua divulgação sem prévio aviso.

Não é aceitável a utilização de equipamentos e recursos da Empresa para realização de atividades particulares, salvo se autorizado pela área competente.

 

6 – Gestão do Código
6.1 – Comitê de Conduta Ética

O Comitê de Conduta Ética,é composto pelos responsáveis do SGI, RH/DP, este setores são responsável pela proposição de ações quanto à disseminação e cumprimento dos Códigos de Conduta Ética, corporativo de modo a assegurar sua eficácia e efetividade.

 

6.2 – Procedimentos perante dúvidas, situações conflitantes ou ações contrárias aos princípios deste Código de Conduta Ética

Este Código de Conduta Ética legitima as políticas e normas estabelecidas pela Organização.

Ações impróprias de uma ou mais pessoas podem ter efeitos em cadeia sobre todo o grupo ou comunidade, podendo atingir, em casos extremos, a própria imagem da Organização. Assim, recomenda-se que sejam reportadas ao Comitê de Conduta ética as situações e negócios com aparência suspeita ou práticas de condutas impróprias.

Embora seja possível avaliar, através deste documento, uma grande parcela das possíveis situações em que haja conflito ético, existirão momentos em que, devido à multiplicidade das relações em nosso dia-a-dia, surgirão dúvidas quanto à conduta a ser seguida.

Quando isto ocorrer, busque orientação junto ao Comitê de ética, relatando-lhe formalmente os fatos ocorridos, de maneira transparente, ou encaminhe-as à Comissão de Ética, através do nosso site.

Agindo dessa forma, além de se preservar, você estará reforçando os princípios éticos da AutoComp, contribuindo para o seu efetivo cumprimento.

 

6.3 – Violações a este Código de Conduta Ética
Denúncias e manifestações por parte de colaboradores ou de terceiros que tenham conhecimento de violações a este Código de Conduta Étical, bem como, quaisquer informações acerca de eventual descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à AutoComp, podem ser feitas ao superior imediato, ou ainda por meio Comitê de
Conduta Ética;

Quando a situação requerer e caso seja de interesse do denunciante, é garantido o direito de relato anônimo, sempre demonstrando cuidado na apresentação dos fatos, juntando, se possível, documentos que comprovem sua afirmação.

O teor das denúncias deve ser sempre o mais completo possível, a fim de possibilitar o
início de eventual processo de investigação.

 

DÚVIDAS, ELOGIOS OU RECLAMAÇÕES DEVEM SER ENCAMINHADAS AO E-MAIL ABAIXO:

geraldo.ribeiro@autocomp.net.br